HOME

CASES

NEWSAGRO

CONTATO

EN

Fundação grupo boticário_

 

traços e memórias da natureza.

desenhos que registram,

documentam e preservam

 

O DESAFIO_

 

Quando a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza nos pediu um livro em homenagem a um dos maiores conservacionistas do Brasil, sentimos que teríamos um trabalho minucioso pela frente.

 

Ibsen de Gusmão Câmara, mais conhecido como Almirante, teve uma história de vida que uniu carreiras de militar, conservacionista e paleontólogo amador. Ao longo dos anos, ele foi desenhando ricas ilustrações, a bico de pena, com descrições e estudos sobre várias espécies de animais brasileiros.

 

Tendo o Almirante como um dos seus fundadores e conselheiro por mais de duas décadas, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza decidiu transformar seu antigo caderno de ilustrações em um livro. Sem caráter científico, mas como um registro da paixão de um brasileiro pela natureza e que servisse de incentivo à leitura do gênero.

 

 

A SOLUÇÃO_

 

O ponto inicial do nosso trabalho foram as ilustrações. Encontrar a melhor maneira de reproduzir, valorizar e aliar o design como um chamariz à leitura foi o grande desafio.

 

O primeiro passo foi recuperar todos os desenhos que haviam sofrido com os efeitos do tempo. A ideia central do projeto era transformar um caderno de anotações em um livro, mas sem perder seu caráter pessoal. A referência adotada foi de um moleskine,

 

As legendas e pequenos textos escritos permaneceram fiéis ao original. Cada letra do Almirante foi capturada individualmente e, com isso, criamos uma nova família de fonte: a Ibsen Sans. Também preservamos o estilo bico de pena em toda a obra.

 

A composição do livro pode ser dividida em três partes: a embalagem, a luva e o livro propriamente dito. A embalagem box com lacre já traz a mesma textura da capa do livro. A parte interna da caixa é toda preta com as ilustrações trabalhadas como textura. A luva de proteção do livro foi feita em papel-vegetal, com as ilustrações aplicadas de maneira invertida em relação à parte interna do box.

 

Um livro que pode ser traduzido em uma verdadeira experiência que estimula a leitura e resgata a memória de tempos vividos pelo Almirante.

INFO PROJETO

 

Categoria: Editorial

Cliente: Fundação Grupo Boticário

de Proteção à Natureza

<

VS Comunicação © 2016